Ação no DF incentiva uso de bicicleta como meio de transporte cotidiano

Agência Brasília - 12/05/2017 |

Cerca de uma hora para cumprir 7,2 quilômetros da 406 Norte ao Palácio do Buriti. O tempo foi proporcional ao ritmo lento das pedaladas. E não poderia ser diferente: depois do deslocamento, os ciclistas tinham uma jornada inteira de expediente.

Chamada de Dia de Bike ao Trabalho, a iniciativa nesta sexta-feira (12) teve o objetivo de estimular o uso da bicicleta para ir ao serviço, à escola, ao mercado, ou seja, para distâncias que dispensem o carro.

A ação é inspirada no Bike to Work Day, criado em 1956 nos Estados Unidos. Na manhã de hoje, um dos trabalhadores que dispensaram o carro foi o secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno.

“É uma maneira de promover a saúde, incentivar a integração dos meios de transporte público e melhorar a fluidez das vias”, destacou o gestor.

Durante o percurso, muitos motoristas apoiaram a proposta, enquanto outros protestaram reclamando do fato de os ciclistas ocuparem um trecho da faixa de rolamento.

“Nós também fazemos parte do trânsito, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito [CTB]”, defendeu o professor Milvo Juliano Rossarola, de 45 anos. “Se houver respeito nas vias, todos podem compartilhar o espaço sem problemas”, completou o ativista da organização não governamental (ONG) Bike Anjo.

Ler Mais: Agência Brasília