Joinville, em SC, quer dobrar uso de bikes e chegar a 730 km de ciclovias

Folha de São Paulo - Jeferson Bertolini - 23/05/2017 |

Sede da única escola do balé Bolshoi fora da Rússia, Joinville costuma ser lembrada como a cidade da dança. Mas há outra designação que seus moradores gostam de usar: cidade das bicicletas.

Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, com 569 mil habitantes. Segundo a Secretaria do Planejamento local, 11% dos deslocamentos no município são feitos com bicicletas.

No país, a média é de 6% para todas as cidades e de 3% para municípios com mais de 500 mil habitantes, segundo a ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos).

A Prefeitura de Joinville diz que está trabalhando para elevar o percentual do uso da bicicleta para 20% nos próximos oito anos."Nos anos 1980, 20% dos deslocamentos da nossa cidade eram feitos de bicicleta. Estamos trabalhando para recuperar este patamar", disse o secretário de Planejamento, Danilo Conti.

Segundo o dirigente, a prefeitura está instalando bicicletários, melhorando sinalização e conectando trechos de ciclovias. A meta, para 2025, é elevar os atuais 156 km de vias exclusivas para ciclistas para 730 km.

Ler Mais: Folha de São Paulo