Bike e estilo de vida nas telas

O Globo - Tatiana Furtado - 17/09/2017 |

Entre paisagens exuberantes, fauna e flora diversas e muito suor, um estilo de vida que ganha adeptos diariamente no Rio. Este é o cenário do curta documental "Tropical Speed", dirigido pelo fotógrafo e ciclista Duda Carvalho, que, a partir de novembro, ganhará as telas no canal fechado OFF (licenciado por dois anos), retratando o crescimento do ciclismo de estrada na cidade.

O projeto independente resume em 25 minutos, com depoimentos de alguns ciclistas, o que o esporte tem a oferecer numa cidade considerada privilegiada pela quantidade de possíveis circuitos próximos ao mar ou à montanha.

- Para a maioria das pessoas é um esporte competitivo apenas. Você pensa logo no Tour de France, pois a essência do esporte é essa. Mas enxergo de outra forma. Para mim é um esporte que tem um lifestyle, há um contato com a natureza, as pessoas vão pedalar para curtir o visual, fazem um pedal solitário na montanha, ou socializam com os grupos. Todos estão compreendendo cada vez mais isso. Já há um código de estilo, por exemplo:  não vai ver ninguém pedalando com meia, roupa ou capacete sem ser de ciclismo - explica Duda Carvalho, que pedala de  speed há 11 anos, e começou a documentar o crescimento do esporte em 2014, e precisou de seis meses para produzir e montar o filme.

Exibido em alguns eventos e no festival Rocky Spirit, em agosto, em São Paulo, o filme, que também será distribuído na França, documenta algo único do Rio, e que encanta os estrangeiros: a possibilidade de pedalar em meio a uma floresta.

Ler Mais: O Globo