Florianópolis deve lançar novo edital para criar serviço de aluguel de bicicletas

Notícias do Dia - Felipe Alves - 28/09/2017 |

Após algumas tentavivas sem sucesso nos últimos anos, a prefeitura lançará novamente um edital para criar o serviço de compartilhamento de bicicletas em Florianópolis. De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, a expectativa é lançar o edital em no máximo 20 dias e ter as primeiras bicicletas para aluguel em janeiro de 2018.

A proposta foi construída pela secretaria e pelo Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis). O serviço deve começar primeiro em algumas áreas do Centro e do Continente para, posteriormente, ser expandido. “Começaremos com a região central, atendendo a UFSC, a avenida Beira-Mar Norte, a Beira-Mar Continental e Coqueiros. Queremos criar a cultura da bicicleta como alternativa a outros transportes”, diz Silva.

O termo de referência para o edital ainda está sendo finalizado, bem como o número de estações e bicicletas que estarão na licitação. De acordo com o secretário, o grande problema dos últimos editais era a impossibilidade de a empresa vencedora expor a marca nas bicicletas. Uma mudança na legislação municipal, no ano passado, permite a publicidade nas bicicletas e estações. “Isso dá uma segurança jurídica maior ao investidor, pois o modelo de negócio prevê rentabilidade mais com publicidade do que com o aluguel das bicicletas”, explica.

Ler Mais: Notícias do Dia