Motoristas de ônibus passam por treino para melhorar convivência com ciclistas

Correio 24Horas - 28/09/2017 |

Quando o motorista André Souza, 37 anos, chegou na garagem da empresa OT Trans Integra, no bairro de Campinas de Pirajá, na manhã desta quinta-feira (28), ele encontrou um desafio novo: trocar o ônibus da firma por uma bicicleta do Movimento Salvador Vai de Bike. "Foi um susto ser ciclista por um dia. Quando estamos embaixo,  temos uma visão diferente", analisou o condutor.

André é um dos 2,3 mil motoristas treinados pelo projeto “Vou de Boa - Respeite o Ciclista”. A ação busca conscientizar os profissionais sobre a importância da bicicleta como meio de transporte alternativo na cidade. "Nada melhor do que se colocar no lugar do outro. A gente vai pra dentro das garagens e convida os motoristas. Nós fazemos workshops com conteúdos sobre conscientização e aplicamos o simulado na rua. É um trabalho para mudar o comportamento dos condutores de ônibus e melhorar a segurança de quem anda de bicicleta", explica o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Na simulação prática, os condutores passam a ser ciclistas, sentindo de perto como funciona o compartilhamento entre veículos automotivos e bicicletas nas vias públicas. A ideia é fazer crescer o respeito e o cuidado com os diferentes veículos no trânsito.

Ler Mais: Correio 24Horas