Bike leva 31% dos ciclistas ao trabalho

Diário do Grande ABC - Daniel Macário - 26/10/2017 |

Levantamento inédito feito pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo), em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) Santo André, aponta que 31,66% dos ciclistas da região utilizam a bicicleta como meio de transporte.

De acordo com o relatório divulgado nesta semana, de um total de 319 pessoas ouvidas na região – participantes de dez grupos de pedais –, 101 disseram usar pelo menos uma vez na semana a bicicleta como meio de transporte. Em toda Região Metropolitana de São Paulo, 997 ciclistas opinaram sobre o assunto.

Das pessoas que aderem ao uso contínuo da bike, a maioria justificou praticidade, rapidez e qualidade de vida como fatores principais para deixarem seus veículos em casa. A pesquisa aponta ainda que quase metade deste grupo – 42% dele – faz o uso da bicicleta combinado com meios de transporte públicos, como ônibus e trens.

A falta de espaço destinado exclusivamente para ciclistas é apontada pela maioria dos participantes como fator decisivo para o não uso da bicicleta todos os dias da semana. A ausência de segurança no trânsito e desrespeito de motoristas também são citados como justificativas.

Ler Mais: Diário do Grande ABC