Cicloturistas ganham novo roteiro rural no Sul do Estado

Jornal do Comércio - Adriana Lampert - 30/10/2017 |

Trajeto estritamente rural, "escolhido a dedo" pelos organizadores, a Via Ecológica Serra dos Tapes promete ser o novo atrativo da região serrana de parte da Zona Sul do Estado, a partir de 2018. Pelo menos esta é a expectativa de diversos empreendedores que estão apostando suas fichas no roteiro de 115 km, que passa por lugares bucólicos, propriedades agroecológicas e hotéis e restaurantes com iniciativas sustentáveis.

Com apoio e consultoria do Sebrae-RS, a primeira rota latino-americana de cicloturismo com "envolvimento ecológico do início ao fim" deve atrair de esportistas a ambientalistas, mas também visitantes interessados em contemplar a natureza do entorno. A previsão de lançamento é dia 1 de março (Dia do Turismo Ecológico).

O passeio completo pode ser feito de forma autoguiada, em um tempo mínimo de três dias, com saída da região da Cascata, em Pelotas, passando pelo município de Morro Redondo. No caminho, os turistas encontrarão pontos de visitação em propriedades com produção orgânica e agroecológica, e terão como alternativa a hospedagem em pousadas e hotéis onde a prática da sustentabilidade seja uma rotina. O circuito passa por pelo menos 10 empreendimentos, calcula o consultor do Sebrae-RS e coordenador do curso de Turismo e Hotelaria da Pucrs, Maurício Schaidhauer. "O visitante receberá um mapa interativo da via, que atualmente está em fase de identidade visual, sinalização do percurso com 50 placas indicativas e georreferenciação para quem quiser fazer o percurso sozinho", explica Schaidhauer.

Ler Mais: Jornal do Comércio