Saiba como transportar corretamente bicicletas e pranchas no veículo

Governo do Estado de São Paulo - 02/01/2018 |

Com a chegada das férias, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) preparou dicas para quem viajará com a família e quer transportar a bicicleta ou prancha de surfe no veículo. O órgão ressalta os cuidados gerais ao acoplar cargas externas.

Quando se trata de prender volumes ao carro, é essencial que o motorista realize a fixação da carga conforme o recomendado pelo fabricante do bagageiro. Isso evita que a visibilidade e estabilidade de condução fiquem comprometidas. Outro ponto é que o item transportado não deve provocar ruído, ocultar luzes nem exceder a largura ou outras dimensões do automóvel. A carga também não pode interferir na capacidade de tração do veículo.

Bicicletas

As bicicletas podem ser transportadas em bagageiros traseiros ou de teto. Se a opção for pelo bagageiro traseiro, você deve ter certeza que a carga está fixa. A bike não deve exceder a largura máxima nem tampar as luzes do veículo. Neste caso, a única que pode ficar parcialmente encoberta é a terceira luz do freio.

Ler Mais: Governo do Estado de São Paulo