GLOSSÁRIO

Bicicleta (1) - do francês bicyclette que deriva de bicycle, união de bi, dois, com a palavra grega kyklos, roda.

Bicicleta (2) - Veículo de duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais, sendo assim um velocípede de duas rodas.




GLOSSÁRIO

Alforje - Bolsa para transportar bagagem dos ciclistas em viagens, geralmente apoiada sobre um bagageiro, com abas laterais para distribuição do peso e manter o equilíbrio da bicicleta.
Amortecedor traseiro - O amortecedor traseiro é uma peça que usa um tipo de mola e/ou amortecedor para proteger o ciclista e a bicicleta dos efeitos da rodagem em superfícies irregulares. É fixada num quadro especialmente desenhado para isso.

Aro - Peça principal de uma roda. Nele são presos os raios e é onde se colocam os pneus.
Bicicletário - Local em logradouros públicos ou coletivos reservado para estacionamento de bicicletas.
Bike Transporter - Mala que guarda e protege a bike.





Blocagem - Peça para a fixação das rodas e do selim que evita o uso de ferramentas, tornando mais rápida e fácil sua manutenção.

Bolsa de Selim - Local apropriado para guardar ferramentas e câmara de ar acondicionado embaixo do selim.



Câmara - Objeto de borracha, colocado entre o aro e o pneu. Adiciona-se ar, inflando-a, de forma a permitir a rodagem. São encontradas no mercado com dois tipos de bicos: Presta (bico fino) e a Schrader (bico grosso).
Câmbio dianteiro (Coroa) - Mecanismo responsável pela troca de marchas na bicicleta, acionados pela alavanca de câmbio. O câmbio dianteiro realiza a passagem da corrente entre as coroas.
Câmbio traseiro (Catraca) - Mecanismo responsável pela troca de marchas na bicicleta, acionados pela alavanca de câmbio. O câmbio traseiro realiza a passagem da corrente entre os anéis dentados do cassete ou da catraca.

Canote de Selim - Peça que se fixa no selim para o encaixe no quadro da bicicleta. Possibilita a regulagem da altura do selim.

Capacete - Chapéu de forma arredondada, de material resistente. Sua finalidade básica é proteger a cabeça. Os forros são moldados em espuma de poliestireno expandido. As correias são feitas de nylon ou polipropileno. O casco na maioria dos capacetes é produzido a partir de PET selado ou plástico similar. Equipamento não obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro, mas importante na segurança do ciclista.

Caramanhola - Garrafa para transportar líquido colocada em um suporte apropriado no quadro da bicicleta.

Cassete - Conjunto de anéis dentados, fixados na roda-livre do cubo da roda traseira. Recebe a corrente que vem desde a coroa ou coroa(s) fixada (as) na pedivela.

Ciclocomputador - Computador de bordo fixado no guidão com sensor magnético preso aos raios da roda que fornece ao ciclista a distância total e percorrida, tempo, velocidade máxima, média, hora.

Cicloturismo - Modalidade de viagem turística usando a bicicleta não só como meio de transporte, mas como uma companheira de viagem, geralmente em estradas secundárias e caminhos de interior.

Corrente (correia) - Com um conjunto de elos metálicos e flexíveis é formado a corrente da bicicleta (corrente de roletes). A corrente faz a conexão entre a coroa fixada na pedivela e a catraca ou o cassete na roda traseira.

Cubo de roda com blocagem - O cubo é a peça do meio de uma roda, onde são presos os raios. Consiste num cartucho com rolamentos ou esferas e um eixo passando pelo meio. Este eixo é fixado no garfo (roda dianteira) ou no quadro (roda traseira) através do blocante (blocagem rápida) ou através de porcas (depende do modelo do cubo).



Escalador ou montanheiro – Ciclista especializado em subida de montanha.



Fibra de Carbono - Material leve e resistente. Em alguns modelos da Scott é utilizado no quadro, balança, guidão e canote de selim.

Firma-Pé – Tira de plástico preso ao pedal para encaixar os pés para maior aproveitamento da força de pedalada.

Freio (Breque) - Equipamento de segurança da bicicleta. É acionado por cabos de aço através do manete de freio. Quando acionado o manete, sua força/pressão é transmitida através do cabo de aço para acionar as sapatas de freio fixadas próximo ao aro das rodas que executam a frenagem através da fricção de uma borracha com o aro.

Freio a disco - peça similar ao freio a disco dos automóveis, com um disco instalado no cubo da roda e outro conjunto preso ao quadro ou ao garfo.

Fuga ou escapada – Quando um ciclista ou mais ciclistas deixam o pelotão principal na tentativa de abrir vantagem e ganhar tempo ou tentar a vitória.



Garfo - Peça que aloja a roda dianteira, semelhante a uma forquilha, pois é formada por duas hastes paralelas. Nela se conecta o sistema de direção (guidão e mesa) à roda dianteira, passando pelo quadro da bicicleta.

Guidão (Guidom) - Peça tubular fixado no garfo e destinado a orientar a movimentação da bicicleta.



Manetes - Alavancas de acionamento de freios.

Manguito - Peça do vestuário, que protege apenas os braços como se fosse uma manga comprida de camisa.

Manopla - Peça de borracha, plástico, silicone colocada no guidão para apoio das mãos no guidão.

Mesa (Avanço) - Peça que conecta o guidão ao tubo central do garfo.

Mochila de Hidratação - Equipamento com compartimento plástico para líquidos, geralmente água, para ser ingerida através de uma pequena mangueira que o esportista vai se servindo e fazendo outra atividade ao mesmo tempo.

Mountain Bike - Bicicleta de montanha. Modelo versátil e que pode ser utilizado na cidade e campo.

Movimento central - Este tipo de movimento central (cartridge, em inglês, ou cartucho) é instalado no quadro da bicicleta, e nele são fixados as pedivelas nos lados direito e esquerdo.



Passador de marcha - Controle manual do sistema de mudança de engrenagem das coroas (através do câmbio dianteiro) e do cassete ou da catraca (através do câmbio traseiro).

Pedal – Peça de duas faces iguais, de superfície plana, que transmite força das pernas e movimenta a bicicleta.

Pedal Clip - Pedal com sistema de encaixa em sapatilhas e permite maior aproveitamento da pedalada, isto é, quando uma perna está empurrando o pedal, a que está voltando também faz força e ajuda no deslocamento. Este tipo de pedal também permite maior estabilidade pois os pés estão mais seguros e estáveis.

Pedivela - São duas peças que são conectadas ao eixo do movimento central. Uma tem coroas dentadas e a outra não, apenas uma alavanca para acionamento dos pés.

Pelotão - Grupo de ciclistas que pedalam juntos.

Perseguição - Prova de ciclismo realizada em velódromo.

Pneu - Peça constituída de protetores de lona e borracha que se encaixa no aro da roda. Recebe uma câmara tubular, também de borracha, que se enche com ar comprimido numa determinada calibragem para que suporte o peso associado da bicicleta e do ciclista juntos. Os pneus servem para amortecer as trepidações devidas às asperezas do chão.



Quadro (chassi) - É a principal estrutura de bicicleta, onde boa parte dos demais componentes são instalados. Destinado a receber a montagem das principais peças. A região dianteira do quadro recebe o garfo e a roda dianteira e a extremidade posterior é formada por duplos "braços" de metal para acomodar o rodado traseiro e seus mecanismos. Na região superior é instalado o selim e na inferior está localizado o movimento central com as pedivelas. Os quadros de bicicleta podem ser fabricados de diversos tipos de materiais como: Aço carbono, Alumínio e Cromo Molibdênio ou fibra de carbono.



Rack - Equipamento responsável pela fixação de uma ou mais bicicletas em veículos automotores para transporte.

Raios - Pequenas peças que ligam cubos e dão sustentação para as rodas.

Roda - Conjunto de peças compostas por aro, raios, cubos, eixo central.

Roda livre - Peça fixada no cubo da roda traseira. Recebe a corrente que vem desde a coroa fixada na pedivela.


Sapatilha - Calçado especial para ciclista. Possui uma pequena peça em seu solado que em movimento mecânico trava o calçado ao pedal.

Selim (sela, banco, coxim) - É o assento para a acomodação do ciclista.



Velódromo - Local fechado para a prática do ciclismo. Tem formato ovalado, com acentuada inclinação de pista que pode ser feita em madeira, saibro e cimento.

V-brake - Marca registrada de sistema de freios, que consiste de cabos e sapatas.